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O que analisar nas mídias sociais para medir resultados?

Atualizado: 20 de out. de 2021

As redes sociais são um canal cada vez mais importante que contribui para o desempenho de qualquer empresa. No entanto, devido à sua natureza instável, é difícil avaliar quando o seu trabalho em redes sociais alcançou bons resultados. Para evitar esses problemas, você deve aprender o máximo possível sobre os indicadores de mídia social e sua utilidade.


Como você já deve saber, não é uma boa ideia tomar decisões de negócios com base em observações simples sem a análise de dados adequada. Tomar medidas para apoiar sua escolha sem uma base sólida é muito arriscado, especialmente para empresas de médio e grande porte. Para quem não está familiarizado com o sistema, analisar métricas de mídia social pode ser uma tarefa assustadora. Para evitar que você cometa erros graves, vamos falar sobre as principais redes sociais e quais indicadores você deve monitorar em cada rede social.


"Conheça o seu público e você saberá trabalhar com as mídias sociais da melhor maneira possível" (Caio A. Lemos)

Veja essas informações valiosas abaixo, depois do texto temos um convite especial para você.


Tipos de métricas e suas características

Cada rede social possui suas próprias estatísticas, mas todas tendem a se encaixar em uma das categorias abaixo. Confira.

Métricas de alcance

São usadas para determinar o número de pessoas que visualizou sua postagem. São uma das bases para determinar o nível de sucesso do trabalho de marketing digital.

Métricas de engajamento

Estas métricas refletem o envolvimento do público com suas postagens, seja comentando ou compartilhando. Indicam que seus conteúdos são mais efetivos para mover o público.

Métricas de vaidade

São estatísticas que não servem um propósito real ou que não refletem bem o retorno obtido com seus investimentos, mas que costumam receber muita atenção de empreendedores menos experientes.

Taxa de conversão

É a fração do público que passa de um estágio do funil de vendas para o próximo, começando na captação e seguindo até o fechamento da compra.

Indicadores Chave de Performance (KPIs)

Entre as métricas de cada rede social, haverá as “Key Performance Indicadors”, que são as métricas que melhor refletem se você está ou não alcançando seu objetivo. Essas serão o ponto central para suas análises de mídias sociais.

Facebook

É a rede social de maior alcance atualmente, com usuários de todas as faixas etárias e grupos sociais. Sendo assim, é uma boa aposta para praticamente qualquer negócio.

Algumas das métricas mais importantes que ele oferece estão a seguir.

Curtidas

Número de pessoas que clicou em “curtir” em suas postagens em um determinado período de tempo. É uma métrica de engajamento bem utilizada, mas que cai muito nas métricas de vaidade, ou seja, aquelas que não refletem o resultado real da sua campanha. Mais curtidas não necessariamente se traduzem em mais clientes.

Alcance

Esse é o número de pessoas que visualizou sua postagem, sendo uma boa base para várias avaliações. No geral, você deve buscar o maior alcance orgânico, pois ele representa leads de maior valor. Porém, o alcance pago ainda tem bastante utilidade em qualquer campanha de Facebook.

Compartilhamentos

Esse é um dos melhores indicadores de engajamento. Mais compartilhamentos significam que seu conteúdo chamou mais a atenção do público, além de estar visível para mais pessoas.

Instagram

Essa é a rede social voltada para fotografias, com várias ferramentas de filtro e iluminação. É ótima para divulgar conteúdo visual, como artes, vídeos e, claro, fotos. Veja suas principais métricas.

Seguidores

É o número de pessoas que segue seu perfil, tendo acesso mais fácil e rápido a todo e qualquer conteúdo seu. É um dos números usados como base para calcular sua taxa de conversão e o desempenho de suas postagens. Contudo, lembramos da importância de não comprar seguidores.

Alcance

Assim como o Facebook, o Instagram também trabalha muito com o alcance dos seus conteúdos. Naturalmente, quanto mais pessoas visualizarem suas fotos e quanto mais delas se engajarem com o que você posta, maior tende a ser sua chance de converter novos clientes.


YouTube

A princípio, esta não é exatamente uma rede social, mas é um canal cada vez mais usado para promover a interação entre pessoas. Por ser tão diferente das outras na lista, ela também utiliza métricas um pouco diferentes em suas análises.

Visualizações

Similar ao alcance dos exemplos anteriores, representa o número de vezes que um vídeo foi aberto para visualização. É um número importante para sua avaliação, mas não é tão relevante quanto alguns outros.

Tempo de visualização

Esse é o real foco do YouTube. Canais que conseguem prender a atenção do público por mais tempo são mais valorizadas pela plataforma, aparecendo mais em pesquisas e ganhando mais pelos anúncios.

LinkedIn

O LinkedIn é um canal voltado para o mundo profissional e corporativo, sendo que muitas e suas métricas de mídias sociais refletem isso. Ao ter um perfil no LinkedIn, você deve observar os seguintes fatores.

Conexões

O número de pessoas que você tem em sua rede. Isso não só determina a qualidade das suas associações como também te ajuda a encontrar auxílio quando precisar de ajuda externa.

Recomendações

Outra coisa que os usuários podem fazer é avaliar e recomendar uns aos outros, endossando determinadas competências e qualidades. É uma forma de os usuários apoiarem outros profissionais e também a sua empresa.

Twitter

O Twitter é a rede social mais volátil atualmente, com grande ênfase em mensagens curtas e interação entre seus usuários. Para quantificar o desempenho no Twitter, há duas métricas centrais.

Seguidores

É a quantidade de pessoas que seguem seu perfil, assim como no Instagram. Naturalmente, o tamanho desse grupo te dá uma estimativa de qual deve ser o alcance de suas postagens.

Retweets

Semelhante à função de compartilhamento do Facebook, ele permite que outra pessoa replique seu Tweet em sua própria linha do tempo, com ou sem um comentário. Mais uma vez, essa é uma forma de engajamento e de alcançar um público maior.


Com essas informações, você está um pouco mais preparado para avaliar as métricas de mídias sociais e desenvolver o melhor marketing digital para seu negócio. Porém, ainda há muito que você pode e deve aprender para otimizar seus resultados. Para dar o primeiro passo, entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos te auxiliar.

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