Como estão os resultados das suas campanhas digitais? Separamos uma lista com 5 dicas essenciais para aumentar seus resultados com o Google Ads. Confira!
O Google Ads é uma estratégia chave para um bom planejamento de marketing digital. Com essa ferramenta é possível garantir resultados rápidos, aumentando o engajamento e número de visitantes do seu site. E a melhor parte, sem precisar de um grande orçamento. Com a plataforma Google Ads, empresas de todos os tamanhos podem investir em mídia paga e otimizar seus resultados.
"A ferramenta Google Ads é completíssima! Nos dá informações detalhadas para tomada de decisão. Não conhece o público que acessa o seu site? Ads apresenta para você" (Caio A. Lemos)
Quem anuncia há algum tempo deve estar familiarizado com as questões básicas da plataforma, como o leilão de palavras e o formato de pagamento custo por clique (CPC). Conhecendo as ações mais básicas já é possível extrair um bom resultado com as campanhas. Mas com as dicas certas, você pode aumentar ainda mais seus resultados e com um esforço mínimo.
Mesmo uma campanha de baixo orçamento, por exemplo, devidamente estruturada, poderá gerar um ROI (Retorno sobre investimento) mais alto do que campanhas de grande porte. O segredo é focar no que realmente é relevante para o anúncio para extrair o melhor resultado.
Confira as dicas essenciais para você otimizar seus anúncios do Google Ads ainda hoje!
A ferramenta Google Ads
O Google é uma das empresas mais valiosas da atualidade. Foi lançada em 1998 e apenas três anos depois já era a principal ferramenta de buscas na internet, posto que ocupa até hoje, mais de duas décadas depois – com milhões de buscas sendo realizadas a cada segundo na plataforma.
Como um dos sites mais acessados em todo o mundo, seus criadores começaram a pensar em formas de rentabilizar todo esse tráfego. Com um sistema um pouco mais antigo, encontraram a possibilidade dos links patrocinados.
Assim nascia o Google Ads, que na época ainda se chamava Adwords. Com o passar do tempo ajustes foram feitos e atualmente se encontra em estado de constante evolução e faturando mais a cada ano.
No início, os anúncios eram apresentados com três superiores antes dos resultados orgânicos, quatro em uma barra lateral e mais alguns ao final da página. Depois de um tempo os anúncios laterais caíram por terra, e a organização passou a ser mais limpa – o que também aumentou a disputa pelos primeiros lugares, onde os anúncios ficam mais visíveis e com maiores chances de cliques. Afinal, mais de 80% dos usuários da web não visualizam os resultados que se encontram na segunda página das buscas orgânicas.
Hoje em dia você pode anunciar em quatro canais principais: na rede de pesquisa, rede de display, Youtube e Google Shopping. Este último permite que as marcas coloquem seus produtos em destaque em “vitrines” virtuais, chamando ainda mais atenção do consumidor.
Otimizando seus anúncios
Com tantas mudanças focadas na melhor experiência do usuário, hoje em dia existem diversas opções para criar seus anúncios digitais, que incluem mídias como animações, fotos, vídeos, gráficos ou mesmo campanhas diretamente em aplicativos. Mais um ponto para a estratégia de mídia paga, afinal você pode investir no canal certo que vai atrair o público-alvo da sua marca.
O Google Ads ainda conta com um grande poder de segmentação de público. Se você conta com um negócio local, pode direcionar a campanha para a sua região. Se você tem a opção de entrega para seus produtos, o seu anúncio pode muito bem ser entregue para todo o Brasil, por exemplo.
A plataforma ainda permite que você acompanhe todas as métricas da sua campanha. Sendo possível então analisar quais campanhas apresentam um bom desempenho e quais podem ser desativadas. Além disso você ainda pode editar seus conteúdos, podendo melhorar ainda mais os resultados da campanha. Com base nesses dados e resultados de campanhas prévias, você pode ainda criar uma nova campanha, usando todas as estratégias que funcionaram nas anteriores.
E melhor ainda, com as estratégias certas, você pode gerar ainda mais resultados com menos esforço. Confira as nossas dicas para você otimizar suas campanhas de Google Ads!
1) Mais resultados com menos esforço
O Google Ads é uma estratégia muito vantajosa dentro do marketing digital. Com ações focadas de mídia paga, você pode garantir um maior tráfego no seu site e até mesmo um aumento nas suas vendas diretas, no caso de lojas virtuais. Com campanhas bem estruturadas, uma boa segmentação, acompanhamento de todos os dados e métricas fornecidos pela plataforma, você pode sempre buscar otimizar seus retornos.
Mas você não precisa passar horas dentro da plataforma para melhorar seus anúncios. Com algumas estratégias precisas, você pode ter mais resultados e menos esforço com suas campanhas de Google Ads. Fique de olho, você pode otimizar seus anúncios digitais ainda hoje!
2) Palavras-chave: o ponto principal do Google Ads
O primeiro ponto para otimizar suas campanhas dentro do Google Ads são as palavras-chave. Cada anúncio permite que você use diversas palavras-chave e, em um primeiro momento, escolher milhares de opções pode parecer a melhor forma para destacar o seu anúncio. Mas não é bem assim.
Você precisa destacar sua campanha, então para isso escolha as palavras mais específicas possíveis, as que possam melhor representar a sua marca e seus produtos. Exclua palavras genéricas, estas já são muito disputadas e podem não atrair a atenção do seu público-alvo.
Se você encontrar diversas palavras-chave que podem ser úteis para seus anúncios, crie diferentes grupos para suas campanhas. Cada um desses grupos pode contar com uma lista com algumas das palavras-chave. E lembre-se, você pode inserir essa palavra no título do anúncio e também em todo o contexto da campanha, melhorando ainda mais o seu ranqueamento.
Você também pode explorar as palavras-chave negativas. Essas palavras excluem buscas que não estão relacionadas com a sua marca, ou seja, seu anúncio não é exibido para pesquisas sobre aqueles termos. Essa ação ajuda a aumentar a sua taxa de cliques (CTR) do seu grupo de anúncios.
Menos palavras-chave podem significar menos cliques. Mas, ao mesmo tempo, significa que cada um desses cliques será de alguém realmente interessado no seu produto e com maiores chances de fazer uma compra no seu site.
3) Leilão de palavras – ajuste seus lances
Na hora de escolher as palavras-chave do seu anúncio você precisa passar pelo leilão de palavras do Google Ads. Quem anuncia há pouco tempo, pode pensar que a melhor estratégia de um leilão é investir no maior lance possível – aumentando suas chances de aparecer nos primeiros resultados daquela busca.
Mas essa estratégia não funciona tão bem dentro do Google Ads. Apostar nas palavras mais caras, por exemplo, pode ser um desperdício de tempo e dinheiro. Dê preferência para palavras mais específicas para o seu nicho de mercado e que tenham ainda buscas médias ou baixas.
Não parece uma boa ideia a princípio, mas depois de algum tempo essas palavras-chave vão atingir um novo nível de pesquisas, se equiparando com aquelas mais procuradas e ainda diminuindo o seu custo por clique (CPC).
Atualmente, é possível contar com inteligência artificial para agir diretamente nas campanhas do Google Ads, especialmente na parte de leilões de palavras. Com o Robô Elevaweb, por exemplo, é possível otimizar as campanhas a cada trinta minutos. Levando em conta o tempo de aprendizado da máquina, é possível garantir que seu anúncios chegarão ao público certo.
4) Ajuste o seu orçamento
Uma dica importante para otimizar suas campanhas é prestar atenção no seu orçamento disponível. Tenha sempre um orçamento maior do que o recomendado pelo Google.
A própria plataforma sugere um valor quando você está prestes a definir o orçamento da sua campanha. Muitos acabam trocando a quantidade de verba que iriam investir inicialmente pela sugestão do Google, por ser muitas vezes um valor mínimo.
Mas ao colocar um valor mais alto do que a sugestão da plataforma, você poderá colocar a sua campanha em outro patamar. Isso porque o Google Ads vai entender que você tem um orçamento mais alto, fazendo com que seu anúncio apareça mais vezes em comparação ao seus concorrentes diretos. Campanhas com baixo orçamento diário são exibidos apenas esporadicamente pelo Google.
Mesmo com uma verba bem definida, não esqueça de controlar os seus gastos diários dentro da plataforma, para que não ultrapassem o seu planejamento financeiro.
5) Google Ads Mobile
Atualmente a maioria dos usuários acessa a internet através de dispositivos móveis. Para esse público específico você pode configurar suas buscas dentro do Google Ads. Além disso, você ainda pode trabalhar com formas mais diretas de comunicação, usando call to action direcionados, como o ‘Ligue Agora’.
Otimizando seu anúncio para a plataforma mobile, é preciso também levar em conta a criatividade. Não basta subir o mesmo anúncio voltado para desktop. Pode ser mais fácil converter leads em usuários mobile, mas você precisa apresentar um anúncio que seja atrativo para este público específico. Com uma experiência personalizada nos seus anúncios, você pode aumentar suas conversões.
Mas preste atenção na hora de habilitar essa ferramenta. Campanhas de display, que são aquelas que vão aparecer em sites parceiros do Google, não funcionam muito bem com a opção mobile. O usuário pode clicar no banner por descuido e não por estar realmente interessado no seu anúncio. É importante desabilitar essa opção dos anúncios display, para otimizar o seu orçamento e garantir o crescimento do número de conversões para o seu site.
6) Testes e métricas de campanha
Por fim, é extremamente importante ficar de olho nos resultados e testes de cada campanha. O Google Ads oferece várias possibilidades para que você possa aproveitar seu anúncio ao máximo com inteligência artificial. Você pode criar versões de um mesmo anúncio para verificar qual deles vai apresentar o melhor resultado. Você pode trocar e verificar diferentes palavras-chave, textos para legenda, imagem e até links, tudo isso antes mesmo de finalizar e colocar sua campanha no ar.
A plataforma ainda disponibiliza várias métricas, que você pode usar como base para estudo. Verificando quais estratégias deram bons resultados e quais podem ser melhoradas. Acompanhe de perto cada um dos seus anúncios! Dessa forma você pode ficar de olho em possíveis otimizações.
Com essas dicas, você pode ter certeza, seus anúncios vão trazer muitos resultados e conversões para a sua empresa!
E se você ainda estiver com dúvidas sobre como investir em anúncios digitais, que tal investir em uma Agência de Marketing Digital? Com a nossa equipe você garante os melhores resultados em campanhas digitais. Entre em contato conosco e solicite uma consultoria!
Comments